"o grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar."


sócrates

domingo, 31 de janeiro de 2010

Zouk





O zouk é um gênero musical originário das Antilhas. Está presente em vários ritmos brasileiros e sempre teve grande influência na região norte do Brasil, especialmente no Pará e Amapá.

Este género, praticado nas Antilhas francesas (Martinica e Guadalupe), na Guiana Francesa e também em Santa Lúcia, tem forte presença nos P.A.L.O.P. Nos países de expressão francesa ele é cantado, principalmente, em crioulo. Estudos acreditam que a sua base rítmica pode ser oriunda da cultura árabe[carece de fontes?]. Esta mesma base é encontrada em vários países como Espanha e Portugal, no mundo árabe, no continente africano e em praticamente toda a América.

Em uma das versões sobre o surgimento da música zouk é afirmado a criação para divulgar a Martinica e ter, assim como teve em Cuba, influência cultural em toda a América Latina[carece de fontes?]. O ritmo se espalhou pelo mundo, em diversos lugares, inclusive no Brasil, muitos passaram a acreditar que a música e a dança seriam francesas.

Tanto que por algum tempo, quando a moda de dançar lambada estava em seu auge, o zouk era chamado de lambada francesa.


Zouk - que significa festa - é uma dança praticada no Caribe (passada), mais frequentemente nas ilhas de Guadalupe, Martinica e San Francisco. Assim como o merengue o zouk é dançado trocando-se o peso basicamente na cabeça dos tempos musicais (o que muitos professores de dança chamam simplesmente de tempo).

No Brasil, utiliza-se a música Zouk para dançar uma dança 100% brasileira. Ela é oriunda da lambada, porém, com movimentos mais adaptados ao andamento da música. A lambada era muito rápida e frenética, impossibilitando muitos passos que existem hoje.

A dança zouk brasileira possui hoje vários estilos entre eles, o Tradicional, o Zouk Love, o Flow, o revolution, o Neozouk e o Soulzouk. É preciso ter muito cuidado para não confundir a música com a dança. A dança zouk brasileira pode ser dançada com diversos ritmos: pops dos Estamos Unidos, músicas Árabes, espanholas, remix,kizomba, tarraxinha, cabolove, cabozouk, Hip hop, R&B Contemporâneo, Reggaeton, dancehall e Raggajam.

A lambada (tradicional, dos anos 80) no estilo de Porto Seguro resiste em locais como São Paulo, Porto Seguro, Arraial D´Ajuda, Londres, Buenos Aires e Barcelona.

Os principais pólos do zouk brasileiro são: Rio de Janeiro (onde essa dança foi criada) e ainda Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Amsterdã, Barcelona, Palma de Mallorca, Brisbane, Sidney e Zurique. Há também um público crescente no sul do Brasil.

A dança zouk do Caribe (passada) está em muitos lugares como França, Inglaterra, São Tomé e Príncipe...Os principais pólos do zouk caribenho são: Angola, Antilhas, Cabo Verd e Haiti. A dança Kizomba, parecida com a dança zouk é febre em Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal. Mas estas, nada tem a ver com o zouk dançado no Brasil.

O Zouk também foi uma influência muito forte em outros estilos como o Ragga jamaicano, o Kuduru angolano, o Funaná de Cabo-Verde, etc.

Origens estilísticas Música que se tornou popular em meados dos anos 1980 pelos grupos originários das Antilhas Francesas. A música é uma mistura de compas, biguine, Gwo ka, Bele e cadence
Contexto cultural Iniciado em meados dos anos 1980 por grupos das Antilhas Francesas, no Haiti e atualmente na América do Sul: (Guiana Francesa, Brasil, etc) e da África: (Angola, Cabo Verde, Reunião, Moçambique etc)
Formas derivadas Zouk-love - Kizomba - Cabo-Love


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!